
Quim Barreiros nasceu em 19 de Junho de 1947 em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, Distrito de Viana do Castelo.
Aos 9 anos já tocava bateria no conjunto de seu pai (Conjunto Alegria). Seu primeiro disco foi lançado em 1971, juntamente com o famoso guitarrista Jorge Fontes, quando apenas tocava acordeão e folclore minhoto. A sua fama estendeu-se já ao Brasil e à Galiza, e já actuou em quase todos os países onde existem comunidades de portugueses (Canadá, E.U.A., Venezuela, Brasil, África do Sul, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Inglaterra, Suíça, etc.).
Algumas das suas músicas mais conhecidas incluem "A Garagem da Vizinha" lançada em 2000, "A Cabritinha" lançada em 2004 ou "Bacalhau à Portuguesa" lançada em 1986.
A sua discografia, sobretudo a inicial, conta também com diversos álbuns compostos essencialmente por faixas instrumentais de acordeão e desgarradas.
Desde inícios da década de 1990 a presença de Quim Barreiros em festividades académicas (Queima das fitas[2], Semana Académica, Recepção aos caloiros, etc.) é extensa e intensa.
Em maio de 2007 lançou o álbum Use Álcool, no qual existe uma faixa ("O meu Netinho") em que canta para seu neto ,abrindo ao público uma janela para um lado seu mais afetivo e sentimental, raramente visto no artista, visto as suas músicas de estilo brejeiro serem as que fazem maior sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário