quarta-feira, 17 de maio de 2017

Toy


Começou a sua carreira artística aos 5 anos numa festa de uma colectividade de Setúbal. Com 10 anos de idade entrou para um grupo de teatro local onde esteve durante 10 anos.
Emigrou para a Alemanha após a conclusão dos seus estudos. Nesse país junta-se a uma banda chamada Prestige, com músicos alemães, que lançam um single com os temas "Mini Saia" e "Berlim". Está por terras alemãs durante 8 anos, entre os 17 e os 25 anos. Aí trabalhou como torneiro-mecânico mas também como produtor de diversos artistas e tocou com um conjunto de guitarras de Portugal e foi vocalista de um grupo de jazz.
Em 1985 editou, em Portugal, o single "Dias de Paz" através da editora Rádio Triunfo. Pela editora Ovação lançou depois o single "Depois de Ti". A sua grande oportunidade acontece quando escreve as músicas "Portugal Sonhado", "Tanto Mel Tanto Amor" e "Lembro-te" para o álbum "Sedução" de Marco Paulo, lançado em 1986. Também escreve "Tu És Para Mim" para o disco "Sonhador" de José Alberto Reis editado em 1988.
Regressa a Portugal em 1988 e passa a usar o nome artístico de Toy em vez de António Ferrão. Lança o single "Mulher Latina" através da Transmédia. O single "Mãe (três letras de saudade)" foi lançado em Abril de 1989. Na mesma altura foi lançada uma edição em LP e K7 com 9 temas. Em 1989 e 1990 colabora com o projecto Camuta nos discos "Dançando Lambada" e "Tieta" da editora Discossete.
No início de 1990 foi editado o LP "Por Ti" com 10 novos temas. Ainda em 1990 fica em 3º lugar no Festival RTP da Canção com o tema "Mais e Mais" onde obtém o 1º prémio para a melhor interpretação.
Assinou entretanto um contrato de 5 anos com a editora Valentim de Carvalho. Em 1991 lança o single "E Até Quando". Seguem-se os álbuns "Quem é quem é" (com o grandes sucessos "Quem É Que Nunca Amou" e "Maria Portuguesa") e "Anjo vingador", este em 1992. Em 1995 é editado o álbum "Champanhe e Amor".
A colectânea "Todos Os Sucessos" incluía temas como "Champanhe e Amor", uma versão de "Na Cabana Junto À Praia" de José Cid e "Chama o António" que é um dos temas mais conhecidos da sua carreira. Durante o período que esteve ligado à Valentim de Carvalho desenvolveu também trabalhos destinados a programas televisivos como o Buereré e o 1-2-3.
Em 1997 mudou de editora passando para a Espacial. "Aguenta-te com Esta" foi o primeira tema que lançou nesta editora. Em 1998 gravou "Estupidamente Apaixonado". Pouco tempo mais tarde, participou como júri residente do programa de televisão "Ri-te, ri-te" da TVI.
Em 2000 apresentou o tema "Tu foste o grande amor" onde se dá relevo à sua faceta de cantor romântico. É convidado para director musical do programa "Tic-tac milionário" da TVI e é autor da música do genérico da novela Olhos de Água para onde assinou a direcção musical.
Em 2002 lança o álbum "Eternamente Teu" onde se destacou o tema "És Tão Sensual". Participa num programa da SIC chamado "Na Casa do Toy" e lança nova colectânea.
Lança os álbuns "É Só Sexo" e "Sou Português". Nos formatos CD e DVD é editada a actuação de 2007 no Coliseu dos Recreios: "Directo Ao Coração". Neste disco aparece uma rapsódia de quatro músicas internacionais (espanhol, francês, alemão e inglês) que foram a origem dos discos seguintes.
Regrava alguns dos seus temas preferidos no disco "Recordações". Em 2009 volta a lançar novo trabalho de versões com o disco "Recordações 2". Destaca-se uma versão de "Quando" de Roberto Carlos e "Lado a Lado" num dueto inesperado com Simone de Oliveira.
Em 2010 é lançado o "pack" promocional "Grandes Êxitos" com os dois álbuns da série "Recordações". É editado ainda o terceiro volume "Recordações" em Dezembro de 2010.
Em 2011 é lançado um "pack" com o três discos da série "Recordações". No início de 2012 participa no programa "A Tua Cara Não Me É Estranha" da TVI.
É editado "Enquanto estou vivo". Segue-se "Um Amor Especial - Ao Vivo" editado em 2014 nos formatos CD e DVD.
Em 2016 apresenta os temas "Coração Não Tem Idade (Vou Beijar)" e "És Tão Enganadora".
O álbum "Coração não tem idade" é editado em fevereiro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário